Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

sábado, 11 de abril de 2009

ESPECIAL: Confira as estreias e novidades nos programas da Rede Globo em 2009

A Rede Globo estreia a partir de segunda-feira, dia 13 de abril, a grade de programação de 2009. A nova novela das sete, Caras e Bocas, abre a leva de novidades no próprio dia 13. Outros dois programas inéditos também estão na lista: Força Tarefa, que será exibido a partir do dia 16, mostra a rotina de uma equipe de policiais que investiga a própria corporação; Já Tudo Novo de Novo, que entra no ar no dia 17, apresenta o cotidiano da família contemporânea com todas as alegrias e problemas que ela tem.

Mais estreias

Ao longo do ano, o telespectador poderá contar ainda com outras estreias: Decamerão – A Comédia do Sexo, especial de fim de ano que terá uma temporada em 2009, e Som & Fúria, uma coprodução da Rede Globo em parceria com a produtora independente O2 Filmes. O programa é uma adaptação da série canadense “Slings and Arrows”, que retrata os bastidores de uma companhia de teatro que interpreta obras de Shakespeare.

A grade de programas exibidos em HD também vai aumentar: a partir de abril, além da novela das oito, do futebol e dos filmes, a Rede Globo também exibirá Profissão Repórter, Força Tarefa, Toma Lá Dá Cá, Fantástico, Som Brasil e Tudo Novo de Novo em alta definição.

Mas as novidades não param por aí: programas que já fazem parte da grade chegam de cara nova. O Mais Você está de mudança para um novo espaço e ganha novos quadros, como o ‘Repórter Mais Você’, no qual o internauta poderá sugerir pautas no site.

Crianças ganham tecnologia e o Vídeo Show, novos apresentadores



A criançada também terá novidadades. No TV Globinho, além de assistir aos desenhos e filmes, os telespectadores poderão conferir os novos apresentadores. Já em a Turma do Didi, os personagens serão criados em computação gráfica.

- Vou contracenar com um tubarão, com um gato, com um pato, todos eles feitos em 3 - revela Renato Aragão.

Luigi Barricelli, Fiorella Mattheis, Ana Furtado e André Marques estarão à frente do Vídeo Show, além de repórteres como Geovanna Tominaga. O programa será ao vivo a partir de segunda-feira, dia 13 e vai explorar o que acontece no show biz, vasculhando o dia-a-dia das celebridades e do mundo das artes, sem esquecer do acervo afetivo que relembra a memória da televisão.

Diversão com os humorísticos


Nesta nova temporada de Toma Lá dá Cá, a crise financeira mundial chega ao condomínio Jambalaya mudando a rotina dos moradores do edifício. Já a turma do Casseta e Planeta Urgente entra com tudo em 2009 e volta ao ar no dia 14 de abril, logo após a exibição de Caminho das Índias, com a paródia 'Com a Minha nas Índias'. Em A Grande Família, Nenê (Marieta Severo) descobre que o padre que celebrou a união dela e Lineu (Marco Nanini) era falso e, inconformada, quer casar novamente com seu grande amor.

Um dos destaques da nova temporada de Zorra Total é participação do ator Diogo Portugal, que interpreta o office boy Elvisley. No esquete, ele mostra as aventuras na rotina de um contínuo paulista, trazendo ainda mais humor para as noites de sábado.

Variedades


O TV Xuxa vai entrar na intimidade dos famosos. No quadro ‘Amor Animal’ um artista registrará um dia com seu animal de estimação e o TV Xuxa exibirá o vídeo no programa. Outra atração que despertará curiosidade nos telespectadores será a ‘Prova do Nove’, uma disputa entre duas duplas famosas que responderão perguntas sobre si mesmas. E você gostaria de saber quem é o ombro amigo de seu ídolo? O Estrelas vai mostrar tudo no quadro ‘Estrela da Estrela’, que trará matérias com celebridades apresentando ao público a sua alma gêmea.

O Caldeirão do Huck estreia o ‘Bababoom’, jogo no qual o participante deverá adivinhar quantas moedas cada uma das dez modelos escondem nas mãos. Completando 20 anos, o Domingão do Faustão renova trazendo o game ‘Faustolândia’, no qual anônimos enfrentarão provas de agilidade, resistência, equilíbrio e destreza. O programa reserva ainda os embalos da sexta edição do ‘Dança dos Famosos’, com Ricardo Pereira, Jonatas Faro, Leandro Hassum, Vampeta, Reginaldo Rossi, Paola Oliveira, Emanuele Araújo, Katiuscia Canoro, Rosamaria Murtinho e Helô Pinheiro.

O Som Brasil deste ano exibe novo cenário redesenhado por Fernando Schmidt para a gravação em alta definição, utilizando novos materiais e tecnologias. Afinadíssima com a boa música, Camila Pitanga apresenta o programa, que estreia com uma homenagem a um dos maiores “pesos-pesados” da Música Popular Brasileira: Tim Maia.

Toda a equipe do Programa do Jô, que inclui o Sexteto, estará de uniforme novo em 2009. Caco Barcellos e a equipe do Profissão Repórter também voltam com novidades. A partir do primeiro programa, os telespectadores conhecerão a redação dos bastidores da notícia.

Novidades também no jornalismo

Em 2009, o jornalismo da TV Globo busca uma aproximação ainda maior com o grande público. A linguagem é mais informal e os telejornais e programas ganham agilidade, com um aumento no número de entradas ao vivo. As sugestões dos telespectadores estão cada vez mais presentes na pauta dos telejornais da emissora.

De artista plástico a pai, conheça as outras facetas de Kurt Cobain

Vocalista do Nirvana morreu há 15 anos, em 1994.
Além de músico, Cobain era artista plástico e colecionador de bizarrices.
Kurt Donald Cobain nasceu no dia 20 de fevereiro de 1967 e morreu no dia 5 de abril de 1994 – segundo o relatório da polícia, que encontrou o corpo do líder do Nirvana apenas o dia 8 de abril. Desde então, a vida de Cobain foi esmiuçada das mais diversas maneiras, de biografias completistas como “Mais pesado que o céu” a documentários duvidando da hipótese de seu suicídio (“Kurt & Courtney”), passando pelo longa de ficção “Last days”, dirigido por Gus Van Sant – muitas vezes focadas na sua morte e na relação de Kurt Cobain com a sua música.
http://xicoriasexicoracoes.files.wordpress.com/2008/06/kurt-cobain.jpg

Mas acontece que ele foi mais que um cantor de rock: etambém foi pai de família, artista plástico, colecionador. Conheça abaixo algumas facetas de Cobain que muitas vezes são ignoradas quando se fala sobre o cantor:

Artista plástico

Antes de ganhar sua primeira guitarra no seu aniversário de 14 anos, o principal interesse artístico de Cobain eram seus desenhos. Quando criança, se ocupava tanto com suas canetinhas que a mãe chegava a pensar que o filho seguiria a carreira artística: “Era o grande sonho da minha mãe”, conta sua irmã.

Durante o ginásio e o colegial, a aula de arte era a única que Cobain suportava – em 1985 uma tela sua chegou a ir para a final em um concurso estadual entre artistas escolares. Ele não ganhou, mas recebe um certificado do qual passou muito tempo se gabando.

Mesmo com o Nirvana no auge, Cobain não deixou sua arte de lado, dirigindo e criando as capas dos discos da banda. Um de seus trabalhos mais complexos era a imagem fotografada para contracapa de “In utero”, feita com flores e com partes de bonecos de plástico reproduzindo partes do corpo humano.

Colecionador

Ao lado de sua obsessão como artista, também havia um lado colecionador – mas Cobain se dedicava à juntar coisas bizarras, como estruturas de plástico representando partes do corpo humano..

Além dessa obsessão (com direito a inúmeros esqueletos completos), ele fazia várias compras em lojas de segunda mão quando não tinha dinheiro, adquirindo jogos de tabuleiro baseados em séries de TV , entre outras coisas.

Quando começou a ganhar dinheiro com a banda, passou a fazer as compras em antiquários verdadeiros. Muitas vezes, o colecionador se juntava com o artista, e Cobain comummente desenhava e intervia sobre objetos que ele havia comprado.

O vocalista do Nirvana era um nerd de música com um gosto inclinado aos artistas mais obscuros do underground do rock. Ao mesmo tempo, ficava muito feliz, como um verdadeiro fã, quando tinha oportunidade de se encontrar e mesmo de tocar com eles.

O show da banda em 1991 no festival de Reading em que Eugene Kelly (Vaselines) tocou junto com o Nirvana foi considerado por Cobain “um dos melhores momentos da minha vida”. Além de abrir para o Sonic Youth enquanto em turnê pela Europa, ele ainda desenhou a capa de um EP australiano do grupo.

Cobain falava muito sobre as bandas das quais era fã em entrevistas. No caso do Meat Puppets, colocou eles no palco, dividindo três músicas com o Nirvana em 1993. Ele também gravaou uma música com o poeta e escritor Beat William Burroughs, chamada “the `Priest` they called him.

http://escafandro.blogtv.uol.com.br/img/Image/escafandro/2008/Outubro/kurtcobain.jpg

Pai

A vida de Cobain mudou drasticamente com o nascimento de sua filha com Coutney Love, Frances Bean Cobain, no dia 8 de agosto de 1992. Em uma entrevista para a revista “Kerrang”, o cantor falou como a garota mudou sua visão da vida (mesmo que por pouco tempo):

“Eu sempre fui cronicamente depressivo, ou pelo menos pessimista, por uma grande parte de cada dia. Agora eu apenas preciso ver a Frances por dez minutos que meu espírito é elevado a um nível em que eu me sinto uma pessoa completamente diferente”.

Cobain paparicava a filha, fotografando e filmando cada momento da menina. Também teve que brigar para ficar com ela: baseado em um artigo da revista “Vanity FAir” que dizia que Courtney Love usara heroína durante a gravidez de Frances, a procuradoria da Califórnia entrou com um processo para tirar a guarda da garota dos pais – que venceram o processo em março de 1993.

Mesmo assim, ele não ficou vivo durante tempo o suficiente para ver a filha crescer. Ao final da sua nota de suicídio, Cobain deixa um recado para mãe e filha: “Courtney, segure a onda pela Frances. A vida dela será muito melhor sem mim. EU TE AMO, EU TE AMO!”

João Emanuel Carneiro nega que escreverá novela das sete



João Emanuel Carneiro, autor de A Favorita, novela que antecedeu Caminho das Índias, na Globo, está com o passe supervalorizado na emissora carioca. Tanto que, pela primeira vez, poderá escolher sua própria equipe de colaboradores em seu próximo projeto. E ele, melhor do que ninguém, sabe que sua nova trama global terá de superar ou pelo menos se igualar ao seu último sucesso.

O autor desmente a notícia de que escreverá a novela das sete que substituirá Caras & Bocas, de Walcyr Carrasco, em outubro deste ano, dando a pista de que a emissora carioca reservou seu nome somente para o horário nobre.

"Fiquei muito cansado com essa novela. Mas, minha próxima novela será uma das oito. Mas isso só vai acontecer em 2012. Esta que está no ar (Caminho das Índias ) vai até setembro. Depois, vem a de Manoel Carlos ( Viver a Vida) e, acho, uma de Gilberto Braga, outra de Aguinaldo Silva e, finalmente, vem a minha", explicou João Emanuel.

"Quero reunir um bom time de colaboradores e a ideia é voltar a surpreender, é disso que eu gosto", contou ele, referindo-se ao fato de ter inovado na novela, lançando Flora (Patrícia Pillar), que conseguiu enganar não só os outros personagens da trama como o público, se passando por boazinha, quando, na verdade, era a grande vilã.

João Emanuel Carneiro também adiantou que, se depender dele, voltará a trabalhar com os atores que protagonizaram sua última novela.

"Cláudia Raia, Patrícia Pillar, Murilo Benício e Cauã Reymond são alguns parceiros que, se eu puder, terei comigo na próxima novela", disse ele.

Mas, enquanto a nova trama não vem, João Emanuel confessa que, atualmente, seu mais desejado projeto é a viagem que fará, em setembro deste ano, à Europa.

Enquanto a novela das oito não vem, João Emanuel está cotado para supervisionar uma novela às 18h.

'Vida louca' da série ' GTA' ganha versão miniatura no Nintendo DS

Cidade de Liberty City vive eterno conflito entre gangues.
Jogo surpreende no portátil com tela sensível ao toque.
Foto: Divulgação

Jogo surpreende no portátil com tela sensível ao toque.

A produtora de games mais polêmica do mercado resolve levar sua série de ação para o videogame portátil consagrado por “jogos infantis” e “franquias inofensivas”. O resultado, esteja a Nintendo de acordo ou não, é uma obra-prima miniaturizada de um dos melhores jogos de ação de todos os tempos. “GTA Chinatown wars” emula os principais temas de “GTA IV”, sucesso em 2008, e faz milagres na tela sensível ao toque do Nintendo DS, surpreendendo a cada lance.

Você raspa a caneta na tela sensível ao toque – ganha uma casa na raspadinha. Dá pontadas rápidas na mesma tela ao mesmo tempo em que dirige uma ambulância – salva o paciente de uma parada cardíaca. Com o portátil da Nintendo na mão, você assovia ao alcance do microfone embutido. Seu personagem, na rua, repete o gesto, e um táxi atende ao chamado. Gestos semelhantes serão usados durante o jogo para roubar carros, desarmar bombas, fabricar coquetéis molotov, entre outros passatempos.

Huang Lee, o herói da vez, vai de Honk Kong a Liberty City, após ter o pai assassinado. O objetivo é entregar uma “sagrada” relíquia de família a um de seus tios para acalmar a situação entre as gangues. Como sempre, alguém interfere, tudo dá errado, e começa a luta por vingança, justiça, sobrevivência – na ordem que você preferir.

Foto: Divulgação

O protagonista Huang Lee, no canto inferior direito, e outros personagens de 'Chinatown wars'. Jogo se passa em Liberty City, mesma cidade de 'GTA IV' (Foto: Divulgação)

Vida sem fronteiras

Em pouco mais de 5 horas e meia de jogo, foi possível completar 26,6% de “Chinatown wars” - fazendo missões obrigatórias, passeando pela cidade, apostando na loteria, trabalhando de taxista e tatuador. Como é tradição na série, o mundo é aberto a escolhas, com opções suficientes para dezenas de horas de jogatina.

Está tudo lá, nas páginas do manual de instruções, nas estatísticas minuciosamente computadas, nos diálogos impagáveis com cada policial corrupto e mafioso com inseguranças sexuais: a diversão pop, a ação inesperada, as críticas sociais que são tão ácidas e espertas que não mereciam esse nome. O jogo é produzido pelo estúdio da Rockstar Leeds, e tem a participação dos irmão Sam e Dan Houser, culpados pela Rockstar, principal responsável pela fatia de games adultos atuais.

A abertura de “Chinatown wars” dá alguns sinais para quem “parou no Atari” e ainda acha que “jogo é coisa de criança”. Uma maleta de drogas é trocada por uma de dinheiro, cuidadosamente, unidade por unidade. É a introdução para a “vida louca” de drogas, sexo, corrupção, assassinatos, amizades suspeitas e situações inesperadas – nada que não esteja no noticiário, é claro.

Foto: Divulgação

A tela sensível ao toque no Nintendo DS permite interações especiais. À esquerda, você usar a 'caneta' stylus para cortar os fios e desarmar uma bomba; à direita, gira a polia do guincho de um barco para resgatar objetos do fundo do mar (Foto: Divulgação)

Mundo miniatura

A Liberty City miniatura se revela uma metrópole tão caótica quanto no Xbox 360, PlayStation 3 ou PC. Carros derrubam postes, estouram hidrantes, derrubam lixeiras. Pessoas correm em desespero, reclamam de esbarrões, são atropeladas. Você pega táxis, rouba carros, utiliza seu smartphone com GPS, compra armas pela internet, vende drogas.

Se for preso, perde as armas e é liberado depois de pagar propina. Se morrer, “renasce” no hospital mais próximo, um pouco mais pobre. Se for tentar novamente um missão, pode cortar as “ceninhas” e até trechos de viagem que já foram feitas. É possível salvar a qualquer momento o progresso do jogo, é possível se conectar para trocar estatísticas com outros jogadores.

Huang, sem alternativas, começa a fazer “favores” para seu tio, logo amplia sua rede de contatos e passa a entender melhor o que acontece na guerra de gangues da cidade. Compra casas, conhece traficantes, inaugura contatos na polícia. E, quanto mais conhece os candidatos a “poderoso chefão” da cidade, mais aposta em sua competência como “investidor estrangeiro em terra nova”.

Foto: Divulgação

A perspectiva lembra os dois primeiros jogos da série 'GTA', com visão aérea. A ação explosiva, com perseguições, batidas e muitos tiroteios, resgata o melhor de 'GTA IV', com um mundo agitado e que reflete as consequências de cada ato (Foto: Divulgação)

Bola dentro

Não há espaço para muita reclamação em “Chinatown wars”. São, basicamente, limitações técnicas que atrapalham a experiência, vez ou outra. O ângulo de visão da câmera (que atrapalha cenas de ação), o sistema de mira (que nem sempre funciona), o multiplayer (limitado a dois jogadores), o som do portátil (insuficiente).

São pontos negativos que nem ameaçam a impecável adaptação de “GTA” no DS. Os elementos marcantes da série foram mantidos e ainda ganharam um novo chame com os recursos específicos do portátil da Nintendo.

Pode ser que a Nintendo continue investindo apenas em jogos infantis, de quebra-cabeças, de franquias “pratas da casa” para seu portátil recordista de vendas. Mas é impossível negar, a partir de agora, que o videogame “inofensivo” comporta muito mais que “Mario kart”, “Zelda” e softwares matemáticos disfarçados de jogos.

'Treino e leitura são segredos para redação nota 10', dizem professores

Cursinhos recomendam, no mínimo, uma redação por semana.
Leitura diversificada enriquece argumentação do aluno em dissertações.
Foto: Eduardo Tavares/G1

Vivian Ouchida, candidata a uma vaga em Farmácia na USP, pretende fazer uma redação por semana

Fazer uma redação por semana, rigorosamente, e levá-la a um plantonista do cursinho para correção. É o que Vivian Ouchida Gonçalves, de 19 anos, pretende adotar como tática neste ano de preparação, para conseguir uma boa nota na prova de português da segunda fase do vestibular da Fuvest.

A estudante, que concorrerá a uma vaga no curso de Farmácia-Bioquímica na Universidade de São Paulo (USP), sabe do peso que a redação tem na nota da prova. As aulas no cursinho começaram há poucas semanas e, desde já, ela tem treinado a dissertação, formato de texto exigido pela Fuvest e por outros grandes vestibulares.


Segundo professores de grandes cursinhos de São Paulo, a atitude de Vivian é a melhor. A hora certa para começar a se preocupar com a redação é agora e o segredo para um bom desempenho não é outro senão o treino.

“Fazer uma boa redação é como tocar um instrumento musical, ou praticar um esporte como a natação. É preciso um aprendizado sequencial e muita prática. Ninguém pode dizer ‘eu sei nadar teoricamente’. É impossível. Com a redação, funciona da mesma forma”, diz Eduardo Lopes, professor de gramática do Anglo.

O ideal, segundo Lopes é a produção de um ou dois textos por semana. “Mais do que isso é contraproducente e o aluno corre o risco de acabar repetindo idéias, argumentos e o modo de raciocinar. E depois de produzir os textos, é bom que o estudante mostre para alguém em condições de fazer uma leitura crítica e tecer comentários sobre o estilo, a coerência e até a ortografia”, afirma o professor.

Leitura
Apesar de batida, a frase “só escreve quem lê” é pertinente, segundo a professora Maria Aparecida Custódio, do cursinho Objetivo. “Bons escritores sempre são, antes de tudo, bons leitores”, diz a professora. Por isso, o que ela recomenda é que se “leia muito, e que a leitura vá além do obrigatório”.

Vivian admite que até o ano de cursinho, não lia com frequência, mas desde que as aulas começaram, entendeu a importância do hábito. “A leitura é importante, seja para fazer uma redação, para entender alguns assuntos das aulas, ou em uma conversa entre amigos. Ajuda não só por causa da informação, mas também para conseguir melhorar o vocabulário. Pretendo bater nessa tecla durante esse ano”.

Segundo a professora Maria Aparecida, uma leitura diversificada ajuda o aluno a aumentar seu repertório cultural, o que é essencial para uma boa redação. Os professores enfatizam que a leitura é importante também para que os alunos tenham boas referências do gênero dissertativo, mais comumente cobrado nos vestibulares.

Segundo Lopes, o gênero de texto que mais se aproxima do que o vestibulando deve apresentar em uma dissertação é o editorial dos jornais. “Seria interessante que o aluno lesse esses editoriais e fizesse parágrafos comentando o assunto abordado. Isso ajuda a treinar a argumentação”, diz o professor.

Dicas para a hora da redação
1 Faça uma leitura atenta da proposta de redação. Se houver textos de apoio, leia-os somente após analisar a proposta. Desta maneira, a leitura dos textos é feita de forma orientada, e isso evita uma fuga do tema.
2 Preste atenção ao estilo de texto pedido na prova. Escrever uma narração, quando o pedido foi uma dissertação, fará com que a redação seja anulada.
3 Utilize uma estrutura de texto definida. Segundo Célia Passoni, coordenadora de Português do Etapa, boas redações geralmente têm um parágrafo de introdução, dois ou três de desenvolvimento, e um parágrafo de conclusão, ‘amarrando’ as idéias. Os parágrafos podem ter de três a quatro linhas.
4 Comece a prova de português pela redação, fazendo um rascunho. Ele pode ser em formato de tópicos, ou texto corrido. O importante é que o rascunho seja claro e contenha as idéias que darão a ‘cara’ da redação.
5 Terminado o rascunho da redação, passe para as outras questões da prova. Depois de cerca de uma hora e meia, e volte ao seu texto. Deixando esse espaço, a releitura será feita de forma mais crítica, e facilita a identificação de erros ou incoerências.
6 Passe a redação para a folha definitiva, com cuidado, para evitar erros. Comece escrevendo a lápis um título, ainda que provisório, na primeira linha da folha, para não esquecer.
7 Lembre-se de, antes de fazer a prova, ler atentamente o manual do candidato, para conferir se a redação pode ser feita a lápis, ou se deve ser apresentada a caneta.
Fontes: Eduardo Lopes/Anglo; Célia Passoni/Etapa; Maria Aparecida Custódio/Objetivo

PARA CIENTISTAS ANIMAIS PODEM TER ORGASMOS

Animais tântricos

http://mywordpress2.files.wordpress.com/2006/12/merlinmorgana.jpg

Quando começou a estudar psicologia na faculdade, minha então namorada (e hoje querida esposa) teve um professor completamente cético em relação ao prazer sexual no reino animal. Lembro que fiquei coçando a cabeça quando ela relatou esse pedaço da aula do sujeito. Segundo o professor, apenas “o macaco” (mas qual deles? Eis aí alguém sem muita noção sobre a diversidade de primatas no mundo – existem mais de 90 espécies de macacos só no Brasil) conseguia ter orgasmos. O resto dos bichos teria de se contentar em ir para a alcova “por instinto”. Será mesmo?

Acho que temos dois problemas diferentes mas relacionados a resolver antes de considerar essa perguntinha respondida. O primeiro, e definitivamente o mais chatinho, tem a ver com o que a gente percebe subjetivamente como prazer. Como ter certeza de que aquilo que você chama de sensação prazerosa é idêntico, do ponto de vista qualitativo, ao que outra pessoa (ou animal!) sente numa situação parecida? Vamos deixar esse para depois e nos concentrar no segundo problema, mais fácil de atacar: a definição de instinto.

Minha impressão é que, nesse ponto, as pessoas comuns ainda sofrem a influência perniciosa de uma tradição filosófica que tende a ver os animais como robozinhos biológicos, os quais agem de acordo com um programa inflexível de busca por alimentação e reprodução. Desculpe, mas simplesmente não é assim que a coisa funciona no mundo real. Nós e os demais bichos podemos até ser máquinas de sobrevivência, em certo sentido, mas a diferença entre os seres vivos e os computadores burrinhos que normalmente usamos é que a programação biológica é aberta, flexível e dependente do aprendizado. Por isso, é preciso separar as causas imediatas e as causas profundas que explicam um dado comportamento.

Intrinsecamente gostoso?

Sendo um pouco menos impalpável, considere o seguinte: por que você se alimenta? Em última instância, porque seu corpo precisa da comida para sobreviver e armazenar energia para produzir outros corpos parecidos com o seu por meio da reprodução. Beleza. Mas seria muito pouco prático, e até perigoso, se o seu “instinto” de alimentação fosse uma diretriz férrea do tipo “coma qualquer coisa que se mexer, em quaisquer oportunidades que tiver”. Receita para a obesidade mórbida, na melhor das hipóteses.

É claro que isso vale para o sexo também. Tanto na mesa quanto na cama, dependemos de sistemas de aprendizado e reforço para fazer a coisa certa. (Ou a coisa errada. Você entendeu, vai.) Essa é a melhor maneira de entender o que nós chamamos de prazer. Para qualquer criatura com sistema nervoso (ou, no mínimo, para seres dotados de sistema nervoso razoavelmente complexo, como os vertebrados), o prazer é um incentivo, ou uma “propina” do cérebro, para que o comportamento benéfico seja praticado. A saciedade, seja digestiva, seja sexual, vem quando, do ponto de vista biológico, já não vale mais a pena investir em alimentação, ou sexo, ou qualquer outra coisa.

Olhando a coisa toda por esse ângulo, as explicações baseadas no simples “instinto” não fazem muito sentido. Não há nada de intrinsecamente gostoso numa barra de chocolate, assim como não há nada de intrinsecamente sexy em seios fartos ou num torso masculino musculoso. Para as fêmeas de mandril (um macaco aparentado aos babuínos), os rapazes precisam ter o traseiro tingido de fortes tons de vermelho e azul para serem considerados gatinhos. Em cada caso, os benefícios biológicos reais – chocolates estão cheios de calorias preciosas, seios fartos ou músculos durinhos são sinais de saúde – funcionam como estímulos que o cérebro de cada espécie está preparado para interpretar como prazerosos. Podemos chamar isso de instinto, sem dúvida, mas a tendência por trás da preferência por comida calórica ou parceiros “malhados” está ligada ao prazer que essas experiências proporcionam, e a sensação prazerosa é a causa imediata de elas continuarem a ser buscadas.

O clitóris da vaca
Tendo dito tudo isso, acho que podemos passar ao que interessa: os indícios de prazer sexual no reino animal. E, de fato, ao contrário da crença popular, eles são numerosos. Para ficar só nos mamíferos, animais como vacas e éguas possuem clitóris, tal como fêmeas humanas, e a eficiência da inseminação artificial pode ser aumentada se essas regiões forem estimuladas, presumivelmente porque o processo leva a contrações vaginais prazerosas, as quais carregam o esperma com mais facilidade rumo ao útero.

Na grande maioria dos vertebrados terrestres, em especial aves e mamíferos, detalhes como expressões faciais, relaxamento muscular e movimentos do corpo indicam fortemente a presença de prazer intenso durante a cópula, ainda que o orgasmo propriamente dito seja difícil de medir de forma direta. E, embora seja um tanto constrangedor, também é importante lembrar que animais de ambos os sexos, na falta de um parceiro adequado, também se masturbam – tartarugas domésticas são famosas nesse quesito. Isso sem falar no comportamento homossexual, hoje já documentado em cerca de 1.500 espécies animais.

Mas e o famoso cio? Se muitos animais só se interessem por sexo durante uma determinada época do ano, isso não prova que a atividade sexual para eles é “apenas para reprodução”? Sim e não, nobre leitor. Primeiro, uma coisa pode muito bem andar de mãos dadas com a outra: não é porque a atividade sexual está concentrada nas épocas que oferecem melhor chance de fecundação que ela não é percebida por seus praticantes como prazerosa. Em segundo lugar, é preciso considerar as necessidades ambientais e sociais de cada bicho. Lobos, por exemplo, não fazem sexo no verão porque seus filhotes nasceriam no inverno – o que aumentaria exponencialmente a mortalidade infantil da espécie. E, claro, a atividade exige um dispêndio de energia que pode deixar os bichos vulneráveis a um predador.

Mesmo assim, é possível encontrar na natureza espécies para as quais, como entre nós, quase “toda hora é hora”, se é que você me entende. Os mais famosos são os bonobos ou chimpanzés-pigmeus (Pan paniscus), primos da humanidade que, pelo visto, levam uma vida de luxúria e fantasia na floresta equatorial do Congo. O sexo para os bonobos parece quase uma extensão da vida social, servindo para aliviar tensões e cimentar alianças – macho com macho, fêmea com fêmea, filhotes com adultos, e por aí vai. Algumas espécies de golfinhos parecem seguir esse estilo de vida também.

Temos boas razões para achar que os bichos sentem prazer sexual de maneira parecida com a nossa? A resposta é “provavelmente sim”. Os centros cerebrais do prazer estão no chamado núcleo acumbente, região primitiva do cérebro que está mais ou menos inalterada em grande parte dos vertebrados. Fica mais difícil fazer analogias no caso de criaturas com sistema nervoso muito diferente do nosso, como insetos e crustáceos. Mas, considerando a ideia dos incentivos comportamentais que vimos acima, algum tipo de prazer eles devem experimentar.

Mas ele é idêntico ao nosso? No fundo, essa questão é irrespondível, até porque não somos nem capazes de dizer que as sensações de outro ser humano, nos mesmos contextos, são “idênticas” às nossas. É até provável que a complexidade da nossa consciência e imaginação amplifique (e complique) o prazer que sentimos, mas não temos boas razões para acreditar que ela nos separe de forma muito clara do resto dos seres vivos.

Construção civil deve abrir 200 mil vagas de emprego até o fim do ano

Governo lançou programa para construção de 1 milhão de casas populares.
Saiba como se candidatar a vagas nas dez maiores construtoras do país.

Com as medidas recentes anunciadas pelo governo federal na área da construção civil, o setor pode abrir até o fim deste ano 200 mil novas vagas de emprego em todo o país, segundo estimativa de sindicalistas e empresários do setor.

Entretanto, para a meta ser cumprida, eles apontam que os projetos do programa "Minha Casa, Minha Vida", anunciado no fim de março e que prevê 1 milhão de casas populares, precisam ser implantados com "agilidade".

Sobre a redução de impostos para material de construção, a avaliação é de que a medida beneficie de imediato o consumidor final. Para as construtoras, no entanto, o efeito será mais lento, uma vez que os estoques já adquiridos foram comprados com os preços sem desoneração.

Baseado na expectativa positiva das construtoras, o G1 listou as dez maiores empresas do ramo no país, segundo um ranking da consultoria especializada em construção ITC, e indica o caminho para se candidatar a vagas nas companhias.

As construtoras recebem currículos por sites ou e-mail. Algumas estão com vagas abertas no momento nas áreas financeira, marketing, engenharia, arquitetura, vendas, além de funções produtivas, como técnicos e mestre de obras.

Vagas em SP

As unidades do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT), da Prefeitura de São Paulo, têm quase 500 vagas em aberto para profissionais de nível fundamental e médio na área de construção civil. O salário máximo chega a quase R$ 2 mil. Veja endereços dos CATs.

CLIQUE AQUI PARA VER AS VAGAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL NOS CATS

Pacote habitacional

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) estima que até 2011 podem ser criadas 500 mil vagas no país em razão do programa. "Se houver geração de obra, vai haver emprego. Isso vai depender da velocidade com que as obras sejam implementadas", afirmou o diretor da economia do Sinduscon, Eduardo Zaidan.

Zaidan destaca entre os principais entraves a parte de licenciamento ambiental, a aprovação de projetos e de financiamento. "Fazer a obra é o menor dos problemas."

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de São Paulo (Sintracon-SP), Antonio de Sousa Ramalho, disse que o pacote beneficia, além de trabalhadores na construção, a cadeia ligada ao setor, como a área de decoração. Segundo ele, com 200 mil novas vagas neste ano, o nível de emprego na construção civil recuperaria a queda registrada no fim de 2008.

"Temos de trazer as construtoras que já têm projetos prontos para a baixa renda e agilizar o processo para a obra começar. Se depender de comprar terreno, liberar, aí vai dois anos para começar a obra", analisou Ramalho.

Perfil do trabalhador

O presidente do sindicato dos trabalhadores de São Paulo, Antonio de Sousa Ramalho, destaca que cada vez mais é exigida mão-de-obra qualificada no setor de construção civil.

Entre os postos mais requisitados do setor produtivo estão pedreiro, azulejista, pintor, encanador, eletricista, carpinteiro, armador, marceneiro e gesseiro. O salário médio é de R$ 1,5 mil, mas é preciso ter curso na área.

"A maioria das empresas exige segundo grau mesmo para postos de produção, porque o trabalhador, muitas vezes, precisa ter noção de computação, inglês, cálculo", contou o sindicalista.

Segundo ele, há falta também de engenheiros e arquitetos com experiência em obras. "Tem muita gente que se forma e acha que virou engenheiro e está pronto para comandar uma obra. Ele precisa ter humildade e ir aprender no canteiro."

Confira lista de 12 objetos e recordes gigantes

Conheça a maior piscina, moto, livro, tijolo, sanduíche e churrasco.
Lista traz ainda maior fondue, palavras cruzadas e outras bizarrices.

Foto: Fernandez/Reuters

Hóspedes do resort San Alfonso del Mar, em Algarrobo, sul do Chile, usam até barco para passear na maior piscina do mundo.

Foto: Reprodução

Segundo o site oddee.com, este é provavelmente o maior revólver do mundo. Réplica do modelo Remington 1859, ele mede 1,26 metro de comprimento e foi idealizado por Ryszard Tobys.

Foto: Reprodução

Michael Hawley, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), lançou em 2003 o maior livro do mundo. Ele pesa mais de 60 quilos e mede cerca de 1,5 metro por 2,1 metros. A obra conta com 112 páginas.

Foto: Reuters

Para quem frequenta a lanchonete Denny's Beer Barrel, em Clearfield, Pensilvânia, o sanduíche de 4 kg produzido em Sorocaba parece um aperitivo. Denny Liegey, dono do estabelecimento, diz ser responsável pelo maior hambúrguer do mundo: são 55 kg. Cada sanduíche é vendido por US$ 370. Ele mostra, ao lado, a versão mais 'light', de apenas três quilos.

Foto: Reprodução

Cidade ucraniana de Lviv ostenta o maior jogo de palavras cruzadas do mundo. Colocado na lateral do prédio, o jogo tem cerca de 30 metros de altura.

Foto: Reuters

Maior churrasco do mundo no Uruguai teve 1.252 pessoas assando 12 toneladas de carne. O churrasco gigante em Montevidéu usou 6 toneladas de carvão em 1,5 km de grelha.

Foto: Hrvoje Polan/AFP

Com o objetivo de entrar para o Guinness (livro dos recordes), croatas fizeram em fevereiro deste ano uma salsicha de 530 metros de comprimento, em Vinkovci.

Foto: Oleg Bogdanov/Reuters

Em 2007, fabricantes russos fizeram um queijo de 721 quilos. Eles acreditam que o bloco é o maior do mundo.

Foto: Divulgação/Business Wire

O 'Baby Clay', da Acme, entrou para o Guinness, o livro dos recordes, como o maior tijolo do mundo. Ele pesa 4,2 toneladas, tem 3 metros de comprimento e demorou 13 meses para ser feito.

Foto: Francisco Bonilla/Reuters

Em 2007, cozinheiros prepararam em Pulpi, na Espanha, a maior salada do mundo. A salada foi feita com mais de 6.500 kg de vegetais.

Foto: Reprodução

Reconhecido pelo Guinness, o norte-americano Gregory Dunham construiu a maior moto do mundo. Greg passou três anos para criar o 'monstro' de 3,35 metros de altura e cerca de 6 metros de comprimento.

Foto: Martial Trezzini/AP

Cozinheiros preparam o 'fondue gigante'. A receita exigiu 980 kg de queijo e 420 litros de vinho branco, entre outros ingredientes. O objetivo dos suíços era entrar para o Guinness com o título de 'o maior fondue do mundo

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Globo divulga novo logotipo e novidades do programa "Vídeo Show"

O Vídeo Show entra reformulado na grade da Rede Globo a partir de segunda, 13 de abril. Além de contar com quatro apresentadores, novos quadros mostram a intimidade e curiosidades da vida das celebridades. Famosos dando dicas e mostrando fotos de suas andanças e viagens, artistas comentando imagens antigas e mudanças no visual, atores lembrando sobre o primeiro trabalho na televisão, mães falando sobre filhos famosos e até celebridades com animais de estimação.

Fiorella Mattheis, uma das apresentadoras, destaca a leveza do programa.

- Vamos explorar o mundo da moda, mostrando matérias divertidas com famosos abrindo o guarda-roupa. Teremos um quadro com um famoso dando dica cultural e mostrando fotos de uma viagem, por exemplo. O público também vai ficar sabendo o que seu ídolo fazia antes da fama. Será um programa alegre.

Conteúdo tradicional será mantido


O Video Show manterá reportagens que resgatam a história da televisão. O apresentador André Marques, que segue firme e forte na atração, adianta que o programa manterá ícones que o público tanto gosta e destaca a exibição ao vivo. Quadros de sucesso como o Falha Nossa e Túnel do Tempo também estarão no programa.

- São 25 anos de estrada. O Video Show vai continuar sendo uma revista eletrônica, com novidades da TV Globo e também trará informações de shows, música, cinema e coisas do mundo inteiro. Fazer o programa ao vivo garante adrenalina, motivação e notícias instantâneas e atuais. Vamos interagir com a TV a cabo e com a internet, o que faltava vai chegar.

Mais conteúdo ao vivo

Os repórteres continuarão trazendo o making of diferenciado das novelas e programas da Rede Globo e a dinâmica ao vivo irá mostrar, por exemplo, a gravação de uma cena em tempo real, em qualquer lugar da Central Globo de Produção ou em qualquer outro lugar.

- Além de quadros já consagrados, o programa vem recheado de novidades: apresentadores, repórter e convidados especiais. O programa vem com um brilho, uma luz e um espírito inovador - comemora a apresentadora Ana Furtado.

O Video Show tem direção de núcleo de J.B. de Oliveira, o Boninho e direção geral de Carlos Magalhães e direção de Vivi de Marco. O Video Show é exibido de segunda a sexta-feira, logo depois do Jornal Hoje.

Adriano para de jogar por tempo indeterminado: 'Estava infeliz na Itália'

Atacante afirma que vai repensar a carreira e garante que não está doente nem em depressão como algumas pessoas próximas do jogador declararam

O atacante Adriano revelou em entrevista coletiva nesta quinta-feira, num hotel da Zona Oeste do Rio, que vai ficar sem jogar por tempo indeterminado. A ideia do Imperador, que se disse infeliz no futebol italiano, é repensar a carreira nos próximos meses (assista ao vídeo ao lado da entrevista do jogador).

- Perdi a alegria de jogar. Todo mundo tem o direito de ser feliz no trabalho. E eu estava infeliz na Itália. Não sei se vou ficar um, dois ou três meses sem jogar. Vou repensar a carreira. Sou feliz no Brasil ao lado dos meus amigos e dos meus familiares - disse o Imperador, vestindo bermuda e chinelos.

Gilmar Rinaldi, agente de Adriano, vai à Itália na próxima semana para negociar a situação do jogador junto ao Inter de Milão. O próprio Imperador sugeriu que seus salários sejam suspensos até que a situação seja resolvida.

Adriano aproveitou para negar veementemente que tenha problemas de saúde.

- Não sou doente. O Adriano não está morto (risos). Estão até me matando - declarou.

Ponto final nas especulações

Segundo disse o atacante, ele não sofre nem mesmo de depressão. Ele tentou externar o que se passa com sua vida no momento.

- Queria explicar o que houve nos últimos dias. Colocaram muitas coisas no jornal. Tudo o que eu fiz foi bem pensado. Conversei com minha família, meus amigos e meu empresário. Estou fazendo isso pensando na minha felicidade. Não tenho nada contra o Inter, só não gostava de viver na Itália. Eu me sentia pressionado e suportei uma pressão grande desde os 18 anos de idade. Muita gente não vai entender, é uma situação ruim, chata, não é fácil. Mas é uma opção de vida.

Agência/Reuters

Adriano não deixará de visitar amigos na Vila Cruzeiro, comunidade pobre onde nasceu no Rio

Em relação às suas idas à Vila Cruzeiro, favela da Zona Oeste do Rio onde nasceu e foi criado, Adriano foi taxativo.

- Não vou deixar de frequentar a minha comunidade de maneira alguma. É lá que eu fico à vontade, de bermuda e descalço. Não tenho esse tipo de contato (com traficantes). Mas sei que lá têm pessoas boas e as que seguiram outro tipo de vida. Se falar que nunca vi (bandidos), é mentira. Só que uma coisa é saber quem é, outra é se relacionar. Se ver um deles vou apertar a mão e nada mais - afirmou.

Preocupação em não decepcionar as crianças

Por mais que tenha conversado exaustivamente com seus familiares antes de decidir parar de jogar por tempo indeterminado, o Imperador ressaltou que está preocupado com o que as crianças vão pensar.

- Quando era pequeno, acompanhava a vida dos jogadores importantes e procurei me espelhar neles. Hoje muitas crianças me olham e dizem. "Oh, é o Adriano Imperador!". Fico chateado de tomar essa decisão por causa daqueles garotos que "jogam comigo" no Playstation (faz gesto com as mãos como se estivesse jogando videogame) - lamentou o atacante da seleção brasileira e do Inter de Milão.

Agência/Reuters

Imperador brinca com os boatos de que teria morrido: 'Estão até me matando'

Adriano viveu o sonho de várias crianças brasileiras - tornou-se uma celebridade do futebol mundial. Após defender Flamengo- onde foi revelado- Fiorentina, Parma, São Paulo, Inter de Milão e seleção brasileira, o atacante chegou à conclusão que a cobrança para jogar em alto nível estava insuportável.

- Estava me sentindo muito pressionado. Nada contra o Inter de Milão e o presidente do clube, que considero um pai para mim. Mas foi uma opção de vida. Não sei o que vai acontecer daqui para frente. O meu empresário (Gilmar Rinaldi) ficou de ir à Itália resolver esse problema. No momento não quero pensar no futuro. Quem for inteligente vai entender a minha decisão - destacou.

Retorno ao futebol brasileiro

Perguntado se havia a possibilidade de voltar a jogar por um clube brasileiro, Adriano só deu uma opção:

- Se eu for jogar no Brasil, tem de ser no Flamengo. Se não minha avó me mata - brincou.

Em 20 minutos de entrevista coletiva, Adriano tirou um peso das costas que o atormentava desde que desembarcou no país para defender a seleção brasileira contra o Peru, em Porto Alegre. Ao fim da conversa com jornalistas e longe dos microfones, o Imperador confessou ao assessor de imprensa da CBF, Rodrigo Paiva.

- Eu tinha que falar a verdade. Era isso que precisava ser feito - concluiu, admitindo que demorou a debelar os boatos sobre o seu paradeiro no Rio de Janeiro.

Agência/EFE

Atacante afirma que, se der ouvidos a avó, voltará a jogar no Flamengo, clube que o revelou

Museu reúne os carros famosos de '007'

Foto: Kevin Coombs/Reuters

Lotus Esprit usada no filme '007 - O espião que me amava'

Os carros que marcaram época nos filmes de James Bond são as principais atrações do novo museu em homenagem ao agente secreto 007 que foi inaugurado neste domingo (5) na cidade de Keswick, no condado de Cumbria, no noroeste da Inglaterra.O museu, que terá também objetos usados nos filmes de James Bond, vai mostrar ao público o acervo do colecionador britânico Peter Nelson, como o carro conversível Triumph Stag dirigido por Sean Connery em "007 - Os diamantes são para sempre", e o Lotus Esprit Turbo de "007 - O espião que me amava", além dos carros Aston Martin exibidos em vários filmes. Confira abaixo alguns dos principais carros de James Bond:

Aston Martin DB5

Aston Martin DB5

Filme: “007 contra Goldfinger” (1964)
Piloto: James Bond (Sean Connery)
A partir do terceiro filme da série os carros de James Bond passam a ter artefatos para combater os inimigos. Este Aston Martin DB5 era equipado com metralhadoras, escudos blindados, serras para cortar pneus, radar, lança-pregos, bombas de gás e telefone.

Toyota 2000 GT

Toyota 2000 GT Conversível

Filme: 'Com 007 só se vive duas vezes' (1967)
Piloto: James Bond (Sean Connery)
A Toyota abriu partes do topo do veículo para poder acomodar Sean Connery, que poderia não caber dentro do coupé. O carro incluiu uma televisão, um telefone sem fio e um sistema estéreo controlados por voz: gadgets eletrônicos que são praticamente normais funcionalidades de automóveis japoneses hoje.

Ford Mustang Mach 1

Ford Mustang Mach I

Filme: 007 - Os diamantes são para sempre' (1971)
Piloto: James Bond (Sean Connery)
O carro participa de uma perseguição incrível pelas ruas de Las Vegas, anda sobre o capô de outros veículos e passa por um beco estreito em apenas duas rodas - o filme tem um erro de continuidade ao mostrar o Mustang saindo do beco com as rodas do lado oposto. Foto: Divulgação

Cena do filme com o carro-anfíbio

Lotus Esprit

Filme: '007 - O espião que me amava' (1977)
Piloto: James Bond (Roger Moore)
O carro modelo 1976 tinha motor 2.0 litros 16V de quatro cilindos com 140 cavalos de potência. Acelerava de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e podia andar por debaixo d'água. Era equipado com periscópio, torpedos e mísseis. Seis diferentes carrocerias foram usadas durante as filmagens.

BMW Z8

BMW Z8

Filme: '007 - O mundo não é o bastante(1999)
Piloto: James Bond (Pierce Brosnam)
Nos anos 90, James Bond andou de BMW. No filme, este esportivo tinha mísseis sob o capô, metralhadoras, câmera atrás da grade frontal, computador de bordo, e sistema de segurança. O carro podia ainda ser teleguiado por controle remoto.

Foto: Divulgação

Aston Martin V12 Vanquish

Aston Martin V12 Vanquish

Filme: '007 - Um novo dia para morrer' (2002)
Piloto: James Bond (Pierce Brosnam)
Fabricado em 2002, o carro de seis marchas era equipado com motor V12 de 6.000 cilindradas e 460 cavalos de potência, podendo chegar a 100 km/h em cinco segundos. Tinha mísseis atrás da grade frontal, armas na parte da frente e sob o capô, assento ejetável, fator de invisibilidade e pneus com pontas retráteis.

Aston Martin DBS

Aston Martin DBS

Filmes: "Cassino Royale" (2006) e “Quantum of Solace” (2008).
Piloto: James Bond (Daniel Craig)
O carro de "Quantum of Solace" também esteve em "Cassino Royale" (2006). É equipado com desfibrilador, kit de primeiros socorros e esconderijo para armas. É equipado com motor V12 de 6.0 litros de 510 cavalos que atinge a velocidade máxima de 307 km/h. Tem também freios ABS mas, pelo visto, James Bond não costuma acioná-los.

Maria provavelmente teve outros filhos além de Jesus, dizem historiadores

Evangelhos mencionam quatro irmãos e ao menos duas irmãs de Cristo.
Interpretação de que eles seriam só primos prevaleceu no Ocidente.
Foto: Reprodução

A Virgem e o Menino Jesus, em arte grega ortodoxa do século XVI

A lista "Tiago, José, Judas e Simão" lhe diz alguma coisa? Uma dica: não são nomes de apóstolos. Na verdade, de acordo com o Evangelho de Marcos, estes seriam os irmãos de Jesus, que são citados ao lado de pelo menos duas irmãs de Cristo (cujos nomes não aparecem). Os católicos e ortodoxos normalmente interpretam o trecho como uma referência a primos ou parentes mais distantes do mestre de Nazaré, mas o mais provável é que essa visão seja incorreta. A maior parte dos (poucos) indícios históricos indica que Maria e José realmente tiveram filhos depois do nascimento de Jesus.

É claro que, sem nenhum acesso a registros familiares contemporâneos ou evidências arqueológicas diretas, a conclusão só pode envolver probabilidades, e não certezas. "Se a busca do 'Jesus histórico' já é difícil, a pesquisa dos 'parentes históricos de Jesus' é quase impossível", escreve o padre e historiador americano John P. Meier no primeiro volume de "Um Judeu Marginal", série de livros (ainda não terminada) sobre Jesus como figura histórica.

Meier explica que, ao longo da tradição cristã, teólogos e comentaristas do texto bíblico se dividiram basicamente entre duas posições, batizadas com expressões em latim. A primeira é a chamada "virginitas ante partum" (virgindade antes do parto), segundo o qual Maria permaneceu virgem até o nascimento de Jesus, tendo filhos biológicos com seu marido José mais tarde. A segunda, "virginitas post partum" (virgindade após o parto), postula que Maria não teve outros filhos e até que seu estado de virgem teria sido milagrosamente restaurado após o único parto.

A "virginitas post partum" foi, durante muito tempo, a posição defendida por quase todos os cristãos, diz o historiador -- até pelos protestantes, que hoje não se apegam a esse dogma. "Um fato surpreendente, e que muitos católicos e protestantes hoje em dia desconhecem, é que as grandes figuras da Reforma, como Martinho Lutero e Calvino, defendiam a virgindade perpétua de Maria", escreve ele. Já especialistas católicos modernos, como o alemão Rudolf Pesch, defendem que Maria provavelmente teve outros filhos sem que isso tenha levado a reprimendas diretas do Vaticano.

Jerônimo

Diante das menções claras aos "irmãos e irmãs de Jesus" nos Evangelhos (que inclusive se mostram contrários à pregação dele, chegando mesmo a considerá-lo louco), como a interpretação da "virginitas post partum" prevaleceu?

"Houve três formas de interpretar esses textos", afirma o americano Thomas Sheehan, estudioso do cristianismo primitivo e professor da Universidade Stanford. "Além de considerar essas pessoas como irmãos biológicos de Jesus, sabemos da posição de Epifânio, bispo do século IV para quem os irmãos eram de um casamento anterior de José. Mas a opinião que prevaleceu foi a de Jerônimo, que era um excelente filólogo [especialista no estudo comparativo de idiomas] e viveu na mesma época. Jerônimo dizia que a palavra grega 'adelphos', que nós traduzimos como 'irmão', era só uma versão de um termo aramaico que pode ter um significado mais amplo e que pode querer dizer, por exemplo, primo."

Foto: Reprodução

O 'ossuário de Tiago', que teria abrigado os restos do mais famoso irmão de Jesus, é considerado uma fraude pela maioria dos especialistas

Jerônimo tinha razão num ponto: quando o Antigo Testamento foi traduzido do hebraico para o grego, a palavra "adelphos" realmente foi usada para representar o termo genérico "irmão" (empregado para parentes mais distantes no original). De fato, o hebraico, bem como o aramaico (língua falada pelos judeus do tempo de Jesus na terra de Israel), não tem uma palavra para "primo". O problema é que há um único caso comprovado de que a palavra hebraica "irmão" tenha tido o significado real de "primo". Essa única ocorrência está no Primeiro Livro das Crônicas -- e mesmo assim o contexto deixa claro que as pessoas em questão não são irmãs, mas primas.

No entanto, o caso do Novo Testamento é diferente, argumenta Meier: não se trata de "grego de tradução", mas de textos originalmente escritos em grego, nos quais não havia motivo para usar um termo que poderia gerar confusão. O próprio Paulo, autor de várias cartas do Novo Testamento, chama Tiago, chefe da comunidade cristã de Jerusalém após a morte de Jesus, de "irmão do Senhor", ao escrever para fiéis de origem não-judaica (ou seja, que não sabiam hebraico ou aramaico). De quebra, a Carta aos Colossenses, atribuída a Paulo, usa até o termo grego "anepsios", que quer dizer "primo" de forma precisa.

Reforçando esse argumento, o escritor judeu Flávio Josefo, ao relatar em grego a morte de Tiago, também o chama de "irmão de Jesus". E o contexto dos Evangelhos reforça a impressão de que se tratam de irmãos de sangue, argumenta Meier. Os irmãos e a mãe de Jesus são sempre citados em conjunto. Quando Maria e os parentes de Jesus tentam interromper uma pregação, ele chega a pronunciar a polêmica frase "Qualquer um que fizer a vontade do meu Pai celestial é meu irmão, minha irmã e minha mãe". Para Meier, a frase perderia muito de sua força se o significado real dela se referisse a "meu primo, minha prima e minha mãe".

Para Geza Vermes, professor de estudos judaicos da Universidade de Oxford (Reino Unido), as próprias narrativas sobre o nascimento de Jesus dão apoio a tese de que Maria e José tiveram outros filhos mais tarde. No Evangelho de Mateus, afirma-se que José não "conheceu" (eufemismo para ter relações sexuais com alguém) sua mulher até que Jesus nascesse. Ainda de acordo com Vermes, em seu livro "Natividade", é importante notar o uso do verbo grego "synerchesthai", ou "coabitar", para falar da relação entre José e Maria. O verbo, quando empregado pelos autores do Novo Testamento, implica sempre relações sexuais entre homem e mulher, diz ele.

'Rival' da CES, feira pornô leva tecnologia para dentro de quatro paredes

Evento em Las Vegas reúne produtos eróticos e filmes para adultos.
Vibrador controlado pelo ritmo e volume do iPod está entre os destaques.
Foto: Juliana Carpanez/G1

Evento reúne produtos eróticos e filmes pornográficos.

Um grande centro de convenções em Las Vegas divide seu espaço para receber nesta semana dois grandes eventos, com focos distintos. O maior deles é a feira de eletrônicos Consumer Electronics Show (CES), onde milhares de empresas apresentam produtos high-tech e também indicam quais as próximas tendências do universo tecnológico.

O menor, mas talvez mais animado, é o Adult Entertainment Expo, um evento recheado de produtos e filmes da indústria erótica. As duas feiras tiveram início na quinta (8) e vão até domingo (11).

A transição de um pavilhão para outro -- da tecnologia para a pornografia -- exige um bom tempo de adaptação.

O visitante que passa por isso pode não saber muito bem qual expressão facial adotar quando a exibidora do estande de vibradores exóticos explicar o funcionamento de um produto mirabolante (apontando bastante para seus órgãos sexuais, se necessário for). E faz isso com a mesma naturalidade da moça que explicou mais cedo, no outro pavilhão, o conceito de um minicomputador que funciona até debaixo d'água.

Também é difícil saber como interagir com a expositora de um produto chamado We-Vibe quando ela tenta explicar simultaneamente para duas pessoas -- a repórter do G1 e um visitante totalmente desconhecido -- as vantagens do acessório que classifica como "revolucionário".

Foto: Juliana Carpanez/G1

Sem cerimônia, exibidora explica como funciona um vibrador que chama de 'revolucionário'.

Sem graça, os dois se concentram no aparelho, não se olham e respondem de forma monossilábica (e bem baixinho) às perguntas da simpática senhora, que parece confortável com aquele universo.

O momento de "convivência" entre os dois visitantes foi tão constrangedor que, quando o desconhecido saiu, a repórter ainda tentou se explicar, dizendo à expositora que cobre a área de tecnologia.

"É tudo a mesma coisa. Ou você acha que tenho cara de atriz pornô?", brincou a mulher. Com a atitude, ela mostrou ser adepta de um slogan divulgado na feira pela revista "Hustler": relaxe, é só sexo.

Produtos

Passado o período de adaptação, fica fácil perceber que as duas feiras têm características em comum. Ambas apostam em mulheres com pouca roupa (ou nenhuma, no evento erótico) para atrair visitantes, têm os homens como maior parte do público e exibem produtos tecnológicos.

Sim, o Adult Entertainment Expo está cheio de itens que poderiam se encaixar no perfil da CES, caso a maior feira de eletrônicos do mundo tivesse uma ala para produtos adultos.

Foto: Juliana Carpanez/G1

Evento exibe vibradores de todos os jeitos, cores e tamanhos.

Os itens que mais se encaixam na área de intersecção entre os dois eventos são os vibradores. Nos mais diversos formatos, cores e tamanhos, eles prometem o emprego da tecnologia para dar prazer aos usuários.

Foto: Juliana Carpanez/G1 Foto: Juliana Carpanez/G1

OhMiBod se conecta a tocadores digitais. Vibração segue ritmo da música.

A empresa OhMiBod, por exemplo, oferece vibradores que se conectam a tocadores digitais. A vibração do aparelho segue o ritmo da música, e a intensidade dos movimentos é determinada pelo volume.

Ou seja: coloque o som do iPod no máximo e o o OhMiBod deixará no chinelo a função "vibra call" de seu telefone celular. O produto está à venda nos EUA pelo sugestivo valor de US$ 69.

Em cima desse mesmo conceito, a empresa criou outras versões de vibradores que funcionam com aparelhos eletrônicos. O Botitalkescort, por exemplo, é pequeno e ativado pelas ligações do celular -- nas fotos de divulgação, o produto está associado a um iPhone, claro.

A idéia é que a usuária deixe o vibrador "pré-instalado" (no linguajar da CES), para que ele seja ativado toda vez que ela receber uma chamada. Tem também o Naughtinano, com modelos que seguem a mesma cartela de cores da nova geração de iPods nano.

Segundo a funcionária da OhMiBod, os produtos funcionam com qualquer tocador digital ou telefone que tenha saída para fones de ouvido – segundo ela, há o relato de um cliente que conectou o vibrador a uma guitarra. "Se na ocasião o nosso aparelho foi usado pela namorada dele, essa é uma nova forma de se fazer serenata", brincou a expositora, também adepta ao "relaxe, é só sexo".

Foto: Juliana Carpanez/G1

Fashion, o Naughtinano segue a mesma cartela de cores da nova geração de iPods nano.

Entenda o que as células-tronco podem e não podem fazer

O PENÚLTIMAS explica as diferentes técnicas e os diferentes resultados da pesquisa.Estudo pode causar uma revolução na medicina.

As células-tronco embrionárias são tão cobiçadas pelos cientistas pelo fato de que podem se transformar em qualquer um dos tecidos do corpo. Dessa maneira, elas são uma esperança de tratamentos para enfermidades hoje intratáveis, como mal de Parkinson e diabetes.

No futuro, essas células poderiam até oferecer um meio de produzir órgãos completos para transplantes. Mas hoje as pesquisas ainda estão em sua infância -- os pesquisadores ainda lutam para aprender a manipular essas células e curvá-las à sua vontade.

A controvérsia vem do fato de que as células-tronco embrionárias normalmente não podem ser obtidas sem a destruição dos embriões que as originam. Há técnicas, hoje, que levantam a hipótese de que no futuro não será mais preciso destruí-los para obter linhagens viáveis das cobiçadas células-curinga. Existem também pesquisas alternativas, envolvendo a reprogramação genética de células adultas, que podem frutificar e ter o mesmo potencial das células embrionárias. Mas o sucesso dessas linhas de pesquisa depende da continuidade dos estudos com embriões.

Crianças até os 5 anos aprendem segunda língua com mais facilidade

Língua estrangeira pode ser absorvida de forma natural e com fluência.
Estímulos lúdicos aumentam sinopses do cérebro e facilitam aprendizado.
Foto: Divulgação/Cidade Jardim/PlayPen

Estímulos oferecidos de forma lúdica podem aumentar sinopses do cérebro e facilitar aprendizado

Até os três anos de idade, estímulos oferecidos de forma lúdica às crianças podem aumentar o número de sinopses do cérebro e facilitar seu aprendizado, memória visual e auditiva. Já estímulos relacionados à fala e à linguagem são eficazes principalmente até os 5 anos, porque fazem com que a criança aprenda uma segunda língua de forma fluente e natural.

“Nós nascemos com a capacidade de identificar diversos idiomas e entonações diferentes da nossa. Caso não haja estímulo, nós vamos perdendo essa capacidade ao longo dos anos. Já se formos estimulados e acostumados a conviver com outras línguas, o aprendizado ocorre de forma natural”, diz Luiz Celso Vilanova, professor responsável pela Neurologia Infantil da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Quem não aprendeu a segunda língua até os 5 anos, no entanto, não precisa se preocupar. De acordo com Vilanova, é sempre possível aprender a segunda língua, mesmo que não com a mesma naturalidade e rapidez. “A partir dos 10 anos, essa capacidade de compreender novas línguas fica mais limitada, então a criança precisa de mais tempo”, afirma.

Língua única até os 5 anos

Na escola bilíngue Suíço-brasileira, em São Paulo, o primeiro contato com a alfabetização ocorre em uma única língua. O aluno suíço-alemão, até os 5 anos, tem contato com somente com o alemão, e o aluno brasileiro, apenas com o português. Depois dos 5 anos ele começa a ter acesso às duas línguas e a partir dos 7 anos ele tem 50% do conteúdo das disciplinas em alemão e 50% do conteúdo em português.

“Quando começa mais cedo é mais fácil. Com isso, você forma um jovem diferente com um cérebro que passa a pensar diferente. As outras línguas que são inseridas no programa a partir da 5ª e da 7ª série são aprendidas naturalmente”, diz Matthias Meier, diretor executivo da escola.

A escola segue o calendário brasileiro e o programa de conteúdo aprovado e proposto pelo Ministério da Educação (MEC). O aluno que não tem nenhum conhecimento em alemão pode ingressar na escola até a 7ª série, quando ele recebe auxílio para se adaptar. A escola tem quatro anos de ensino médio.

Colégios optam por métodos diferentes para otimizar o aprendizado da segunda língua

Bilíngue x Internacional

O número de escolas bilíngues no Brasil subiu de 156 para 180, de 2007 para 2008. O levantamento foi feito por Lyle Gordon French, diretor pedagógico da Escola Cidade Jardim/PlayPen. Não há um consenso sobre o que se chama de ensino bilíngue e ensino internacional. Para French, o ensino bilingue ensina o conteúdo brasileiro, com o calendário brasileiro, em duas línguas.

Já escolas internacionais seguem o calendário do exterior, outro currículo do país, contrata professores nativos e destina um tempo muito menor para aulas de português, a língua mãe do aluno. “Esse método é muito utilizado por famílias que costumam viajar com frequência, porque uma escola americana, por exemplo, segue a mesma linha no Brasil, no Peru ou em qualquer parte do mundo”, diz.

Segundo French, a escola bilíngue foca seu ensino nas duas línguas. “Tentamos equilibrar a quantidade de aulas em português e inglês porque entendemos que o aluno deve ser forte em sua língua mãe, mas fluente também na segunda língua”.

Aprendizado por imersão

Na Escola Cidade Jardim/PlayPen, que ensina inglês e português, o aluno fica até os cinco anos apenas aprendendo em inglês. “Esse momento é muito importante para o aprendizado posterior”. Em casa, os pais podem continuar falando em português normalmente. A partir dos 5 anos ele começa a ser alfabetizado em sua língua mãe e, aos 8 anos, já consegue ler, escrever e falar nas duas línguas.

“Estudos comprovam que se compararmos alunos que estudaram em escolas bilíngües com alunos de escolas monolingues, quando avaliados em sua língua mãe, notaremos que os alunos bilíngues têm melhor desempenho”, diz French. O educador considera que isso acontece porque o cérebro da criança bilingue recebe mais estímulos.

O conteúdo solicitado pelo MEC também é cumprido. Nessa escola, o aluno pode ingressar no ensino até o 9º ano, última série oferecida pela escola.

Imersão parcial

A Escola Pueri Domus, em São Paulo, que há 10 anos oferece o Global Brazilian American Program, baseia o ensino bilíngue dos alunos no método da imersão parcial. “Até os 4 anos a criança tem contato exclusivo com sua língua mãe, para garantirmos uma base sólida de aprendizado. Depois disso, ela passa a ser inserida no contexto do inglês, mas será alfabetizada inicialmente na sua primeira língua”, diz Fernanda Zochio Semeoni, diretora geral do Pueri Domus. A escola oferece também o ensino tradicional.

Os alunos aprendem de acordo com o calendário brasileiro. Segundo Fernanda, ocorre a integração entre o currículo brasileiro e o americano uma vez que os alunos estudam em tempo integral, com o currículo brasileiro no período da manhã e o americano no período da tarde.

“No começo as crianças misturam um pouco as duas línguas, mas com o tempo elas conseguem distinguir exatamente com quem devem falar em inglês e com quem devem falar em português”, afirma.


Contatos das escolas

Escola Suíço-brasileira de São Paulo

(11) 5682 2140

Escola Cidade Jardim/PlayPen

(11) 3812-9122

Escola Pueri Domus (unidade Verbo Divino)

(11) (11) 3512-2222