Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

sábado, 6 de fevereiro de 2010

TV retrô exibe imagens em cores, preto e branco ou sépia

Notícia do G1
Com 14 polegadas, LG Serie 1 tem antena e pés cromados.
Vendido apenas na Coreia, aparelho custa cerca de US$ 216.
Foto: Divulgação

A LG apresentou nesta semana a TV retrô LG Serie 1. À venda apenas na Coreia, o aparelho tem 14 polegadas e custa cerca de US$ 216. Para mudar os canais ou controlar o volume, é possível usar os botões ou controle remoto. O aparelho também dá opção de assistir às imagens em cores, preto e branco ou sépia.

Divulgação  /Divulgação

Sem tela plana, aparelho é vendido com acabamento nas cores laranja e marrom. A antena e os pés cromados complementam o visual retrô.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Em Maranello, Ferrari lança o F10, novo carro de Fernando Alonso e Felipe Massa

Notícia do GLOBOESPORTE.COM
Equipe é a primeira a mostrar seu modelo, que tem a frente muito parecida com a do RB5, modelo projetado por Adrian Newey para a RBR em 2009

A Ferrari se tornou a primeira equipe da Fórmula 1 a lançar seu carro para a temporada 2010 nesta quinta-feira, em sua fábrica na cidade italiana de Maranello. O modelo se chamará F10, em referência ao ano do campeonato, e será pilotado pelo bicampeão Fernando Alonso e pelo brasileiro Felipe Massa. A parte frontal se assemelha muito à do RB5, carro projetado por Adrian Newey e que fez sucesso para a RBR em 2009.

Divulgação/Ferrari

Com esperanças de recuperação, Ferrari lança o F10, carro de Fernando Alonso e Felipe Massa em 2010

O carro é a esperança da equipe italiana de voltar ao topo após uma difícil temporada de 2009. A Ferrari abandonou o desenvolvimento do F60 ainda no meio do ano passado para se concentrar no modelo de 2010, que teria algumas mudanças importantes, como o aumento do tanque de combustível por causa do fim do reabastecimento na categoria.

A Ferrari venceu apenas uma corrida em 2009, com Kimi Raikkonen no GP da Bélgica. Ele ficou apenas na quarta posição no Mundial de Construtores. Felipe Massa seria o responsável pela primeira volta do F10, em uma atividade promocional no circuito particular da equipe italiana, em Fiorano, mas ela teve de ser cancelada por causa do mau tempo na cidade

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Americana diz que achou dente em barra de chocolate

Notícia do G1
Sue Calhoun tinha comprado a barra de chocolate em Dallas.
Inicialmente, ela pensou que o objeto estranho fosse um amendoim.

A norte-americana Sue Calhoun, que mora na cidade de Brownsboro, no estado do Texas (EUA), disse que encontrou um dente em uma barra de chocolate que havia comprado em uma viagem a Dallas, segundo reportagem da emissora "KLTV".

Foto: Reprodução/KLTV

Sue Calhoun disse que encontrou um dente em uma barra de chocolate.

Sue contou para a "KLTV" que notou o objeto estranho quando mordeu a barra de chocolate. Inicialmente, ela pensou que fosse um amendoim, mas levou um susto quando olhou para ver o que era. "'Oh, meu Deus, é um dente", afirmou a mulher.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Como funcionam os óculos tridimensionais

por Marshall Brain - traduzido por HowStuffWorks Brasil

Introdução


Óculos tridimensionais
com lentes azul/vermelha

Embora a década de 50 seja muitas vezes considerada a década do filme 3D, o primeiro longa metragem com esta característica, "The Power of Love", foi feito em 1922. Desde então, o uso da tecnologia 3D em cinemas e pela televisão teve seus altos e baixos. Com o filme "Avatar", de James Cameron, a tecnologia de efeitos em três dimensões deixou de ser firula para tornar-se parte integrante da narrativa. Para usufruir da tecnologia, porém, o espectador precisa usar um equipamento especial: os óculos 3D.

Eles fazem o filme ou o programa de televisão que você está assistindo parecer estar em 3D, bem em frente a seus olhos. Com objetos que se movem na sua direção e personagens assustadores que saem da tela para agarrar você, o uso de óculos tridimensionais fazem você se sentir parte da ação - não somente alguém que se senta e assiste a um filme. Considerando que eles têm tão alto valor de entretenimento (em inglês), você ficaria surpreso em saber como são incrivelmente simples os óculos tridimensionais.

Neste artigo, falaremos sobre os dois tipos mais populares de óculos tridimensionais em uso. Primeiramente, vamos dar uma olhada em algo chamado visão binocular.

Visão binocular


Foto cedida por Dan Metz
Visor View-Master
Mais do que dois olhos, nós temos espetacular visão binocular. Para objetos até aproximadamente 6 a 7 m de distância, o sistema de visão binocular nos permite calcular com boa exatidão a que distância um objeto está. Se há múltiplos objetos no nosso campo da visão, por exemplo, podemos listar automaticamente quais estão mais distantes e quais estão mais próximos, além de a que distância eles estão. Se você olhar o mundo com um olho fechado, você ainda pode perceber distâncias, mas a precisão de cálculo diminui e você precisa se basear em dicas visuais, o que é mais lento.

Para ver a diferença que o sistema de visão binocular faz, peça a um amigo que lance uma bola e tente pegá-la mantendo um olho fechado. Tente isso também em uma sala moderadamente escura ou à noite, quando a diferença é ainda mais perceptível. É muito mais difícil pegar uma bola com somente um olho aberto do que com dois olhos abertos.

O sistema de visão binocular se baseia no fato que os nossos dois olhos são separados em aproximadamente 5 centímetros. Por isso, cada olho vê o mundo de uma perspectiva ligeiramente diferente, e o sistema de visão binocular no seu cérebro usa a diferença para calcular a distância. O seu cérebro tem a capacidade de correlacionar as imagens que ele vê por dois olhos embora elas sejam ligeiramente diferentes.

Se você usou alguma vez um visor View Master ou um visor estereoscópico, percebeu seu sistema de visão binocular em ação. Em um visor View Master, uma imagem é apresentada a cada olho. Duas câmeras fotografam a mesma imagem de posições ligeiramente diferentes para criar essas imagens. Os seus olhos podem correlacionar essas imagens automaticamente porque cada olho vê apenas uma das imagens.


Foto cedida por Dan Metz
Quando você usa um visor View Master é fácil ver como o seu sistema de visão binocular funciona

Assistindo em 3D

Em um cinema, a razão pela qual você usa óculos tridimensionais é para exibir imagens diferentes para seus olhos, exatamente como um visor View-Master faz. A tela, na verdade, exibe duas imagens. Os óculos fazem com que uma das imagens alcance cada um dos olhos e a outra, o outro olho. Há dois sistemas para se fazer isso, que serão especificados abaixo.

Vermelho/Verde ou Vermelho/Azul
Embora o sistema vermelho/verde ou vermelho/azul seja utilizado principalmente nos efeitos tridimensionais na televisão, ele era usado em diversos filmes 3D antigos. Nesse sistema, duas imagens são exibidas na tela, uma em vermelho e outra em azul ou verde. Os filtros nas lentes permitem que apenas uma imagem atinja cada um dos olhos e o seu cérebro faz o resto. Você realmente não pode ter um filme a cores quando usa a cor para fazer a separação; portanto, a qualidade da imagem não é tão boa como no sistema polarizado.


As lentes azul e vermelha filtram as duas imagens projetadas, permitindo que apenas uma delas alcance cada olho

Polarização
Na Disney World (em inglês), na Universal Studios (em inglês) e em outros estúdios 3D, o método preferido é o de lentes polarizadas, porque permitem a visualização de cores. Dois projetores sincronizados colocam duas visões respectivas na tela, cada uma com uma diferente polarização. Os óculos permitem que apenas uma das imagens entre em cada olho, porque elas contêm lentes com diferentes polarizações.


Os óculos polarizados permitem que apenas uma das imagens entre em cada olho, porque cada lente tem uma polarização diferente

Existem também alguns sistemas mais complicados. No entanto, devido ao alto custo são pouco utilizados. Como exemplo, em um dos sistemas, uma tela de TV exibe as duas imagens, alternando uma após a outra. Óculos especiais de LCD bloqueiam a visão de um olho e depois do outro, em rápidas sucessões. Este sistema permite assistir a televisões coloridas normais, mas exigem a compra de equipamentos especiais.

Óculos tridimensionais com lentes vermelha/azul

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Celular de pulso funciona como GPS e alarme antiassalto

Notícia do G1
Aparelho libera som e indica localização do individuo.

Ligações são feitas por meio de números pré-programados.
Foto: Divulgação

Além de permitir falar ao telefone, o celular de pulso GeoSkeeper apresenta outras funções. Ele é um localizador GPS e, no caso de uma tentativa de assalto, o aparelho dispara um alarme sonoro e faz com que a vítima seja encontrada pela polícia. As ligações telefônicas são feitas por meio de números pré-programados no celular, selecionados pelas seis teclas disponíveis. O GeoSkeeper não tem previsão para começar a ser vendido nos EUA.

domingo, 31 de janeiro de 2010

BBB DO JORNALISMO

Hi-tech, sim, mas com muito aconchego!

Notícia da Revista Casa e Jardim

Que atire o primeiro chip quem não tem aparelhos tecnológicos em casa. Mas será que o aconchego não fica de lado com tanta modernidade? Especialistas dão 15 dicas para você deixar sua residência acolhedora com equipamentos de alta performance

Texto Veridiana Mercatelli
Fotos Carlos Piratininga

Televisão de alta definição, aparelho de som, home theater, computador, impressora, ar-condicionado potente, luz programada para acender do jeito que você quiser, geladeira com tantas funções que só falta falar... Não é possível, hoje em dia, fugir da tecnologia, ela está por todos os lados e invadiu nossos lares rapidamente nos últimos anos. Porém, no meio de tanta modernidade, dependendo da forma como você estrutura a sua casa hitech, recheada de aparelhos eletrônicos de última geração, aquela imagem de ambiente aconchegante pode cair por terra.

O metálico dos apetrechos se sobrepõe ao conforto e ao bem-estar. Como não é possível imaginar viver sem todas essas maravilhas, o segredo está no equilíbrio. “Não é porque os aparelhos são hi-tech que a gente vai deixar de ter um lar aconchegante. A decoração não pode perder a cara da casa ou da pessoa que vive nela por conta disso”, conta o arquiteto Ricardo Caminada, de São Paulo.

A designer de interiores Maristela Gorayeb vê com praticidade essa união. “O jeito é assumir a aparelhagem e integrá-la à decoração. Não adianta muito tentar esconder, já que tudo possui controle remoto”, sugere. Mas como deixar sua casa aconchegante com tantos aparelhos que, à primeira vista, proporcionam uma imagem fria? A seguir, confira 15 soluções de especialistas para sua casa ficar turbinada pela tecnologia e, ao mesmo tempo, superacolhedora.

1. Escolha a estante certa
Televisores de tubo já fazem parte do passado. Hoje, eles são mais bonitos, finos, e devem receber estantes sob medida. A arquiteta Alice Martins, de São Paulo, sugere uma estante com porta de correr na frente da tela para quem não quer deixar o aparelho aparente

2. Aqueça o piso
“Você pode fazer um sistema de aquecimento em que passa água quente na tubulação sob o piso que escolher”, diz o arquiteto Ricardo Caminada. Afinal, esse sistema aceita qualquer revestimento. “O corian, utilizado em tampos, cubas, banheiras, também é um material agradável ao toque e tem um visual limpo e homogêneo”, contam os arquitetos Ricardo Miura e Carla Yasuda. E eles completam: “Nos banheiros, é possível usar o limestone. Apesar de ser uma pedra, tem visual e toque sedoso. Há também o recurso de aquecimento elétrico de piso, sob placas de mármore, por exemplo, evitando o choque térmico na saída de banho”.

3. Esquente o ambiente
Quer dar aquele calorzinho à sua casa? Por que não lançar mão do fogo? Lareiras a gás ou elétricas são ótimas alternativas. “Elas proporcionam sensação de aconchego, mas sem a dificuldade da lenha”, conta Alice Martins.

4. Automatize a iluminação
Este recurso tecnológico não compromete o visual do ambiente e proporciona muito conforto. Você pode criar cenários com a automação da iluminação. Imagine, por exemplo, apertar uma tecla e acender dois spots e um abajur

5. Use madeira
Ela confere a sensação de conforto em móveis, pisos, painéis e objetos. “Usamos madeira, em diversos tons e tipos, para tirar o ‘frio’ do hi-tech”, diz Alice Martins. Quando usada no piso, ela equilibra a temperatura, já que não é quente no verão nem gelada no inverno.

6. Busque uma iluminação aconchegante
Spots embutidos com diferentes tipos de lâmpada criam cenários diferentes. “Escolha lâmpadas mais quentes para a sala. No escritório, é possível misturar lâmpadas frias e quentes”, diz Alice Martins.

7. Deixe à vista somente os aparelhos que são mais usados
Escritório é um dos campeões em aparelhos eletrônicos. Notebooks, impressoras, telas de LCD... Aí, procure mostrar o que é utilizado no dia a dia e guardar os demais. Os fios também devem ser escondidos.

8. Não esqueça que a escolha do piso é muito relevante
Além da madeira , há alternativas. “Pedras como o limestone e mármores podem ficar boas em ambientes menores, como os banheiros, se tiverem textura aveludada ou veios mais dramáticos com cores quentes”, diz Carla Yasuda. Ela lembra, ainda, que em salas com piso de mármore é preciso usar tapetes para definir os espaços e quebrar a frieza do material, tanto física quanto visual.

9. Esconda os fios
Ainda que sejam avançados, muitos dos aparelhos precisam de fios e cabos para funcionar (com exceção dos produtos wireless), que deixam o ambiente com cara de bagunçado. Por isso, a melhor solução é escondê-los. Ainda que você queira os seus aparelhos à mostra, os fios podem ficar dentro de caixinhas especiais ou projetados para passar por dentro das portas. Com um projeto bem planejado, você evita as canaletas aparentes ou grandes espirais que unem os fios.

10. Decore a cozinha com carinho
Para isso, anote algumas dicas: fruteiras antigas, objetos da avó, ímãs de geladeira, quadrinhos. Tudo isso pode casar perfeitamente com aqueles eletrodomésticos moderníssimos que tanto ajudam você em seus momentos gourmet

11. Siga a máxima menos é mais
“A tecnologia agrega conforto. O excesso de aparelhos é que pode ser exagerado”, diz Rodrigo Angulo. A não ser que o excesso tenha a ver com o morador, claro. “Aconchego é onde você se sente bem”, diz o arquiteto.

12. Faça um mix de peças
“Quando monto uma sala, misturo objetos de decoração, de viagens, fotos e integro a toda essa aparelhagem. Isso faz os olhos se desviarem da tecnologia”, conta Maristela Gorayeb. O arquiteto Rodrigo Angulo também é a favor da integração da modernidade com histórias de família. “Legal misturar objetos que remetam à sua história, que tenham valor sentimental”, diz Angulo.

13. Considere sua personalidade
Não adianta seguir tendências de decoração se elas não têm nada a ver com o seu jeito de ser. “O cliente, muitas vezes, se sente em uma vitrine de loja”, diz a decoradora Neza César, de São Paulo. Por isso, a ideia é sempre dar a sua cara. Como? Customize! Procure ter peças de decoração ou mesmo móveis com o seu toque pessoal. Isso faz toda a diferença, pode acreditar.

14. Tire a TV do quarto
Se você é do tipo que gosta de televisão no quarto, saiba que esse hábito não é muito saudável para o seu sono. Especialistas (em saúde e em design de interiores) indicam: tenha um ambiente só para a TV. “Esse é um lugar que precisa ser relaxante, o mais confortável possível, para descansar plenamente”, diz Maristela Gorayeb.

15. Use cimento queimado branco no piso e na parede da cozinha
A ondulação do “feito à mão”, que proporciona um toque rústico, dá uma aquecida no ambiente. Móveis de madeira também causam esse efeito.