Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

sábado, 5 de fevereiro de 2011

TV do Nepal apresenta jornal à luz de lamparina

Notícia do G1.com

Decisão do canal tem como objetivo pressionar governo para solucionar problema das quedas de energia no país.


O jornal de meia hora de duração é apresentado à luz de uma lamparina (Foto: BBC)O jornal de meia hora de duração é apresentado
à luz de uma lamparina

Um dos principais canais de televisão do Nepal decidiu apresentar seu noticiário das 19h à luz de uma lamparina para chamar atenção para o problema da falta de energia no país.

Desde o início de fevereiro, a Kantipur Television usa apenas um lampião à querosene para iluminar seu jornal de 30 minutos de duração.

Segundo a direção do canal, o objetivo é colocar pressão no governo para que o problema seja solucionado.

Atualmente, o Nepal passa cerca de 12 horas por dia sem energia elétrica.

'Queremos que o governo produza mais energia o mais rápido possível', disse o chefe de jornalismo do canal, Tirtha Koirala, à BBC.

'Até agora, tivemos uma resposta muito positiva do nosso público, mas não ouvimos nada do governo.'

Apesar de ter um enorme potencial para a produção hidrelétrica, o Nepal produz menos da metade da energia que consome.

O conflito entre guerrilheiros maoístas e o governo, que durou dez anos e terminou em 2006, impediu maiores investimentos na produção de energia.

Além disso, o suprimento de energia do país foi seriamente afetado durante enchentes em 2008, que destruíram linhas de transmissão.

O resultado é que as quedas de energia programadas se tornaram parte da vida diária no país.

O problema se torna ainda mais grave durante o inverno, quando a redução das chuvas e dos níveis dos rios impede que as hidrelétricas existentes funcionem com sua capacidade máxima.

A companhia estatal de eletricidade já alertou a população que o país deve esperar 14 horas sem energia por dia a partir das próximas semanas.

'Estamos sofrendo muito por causa dos cortes programados', diz Koirala.

'Cerca de 400 mil alunos estão atualmente estudando para provas nas escolas e não têm luz alguma à noite. Além disso, pequenos negócios que não tem dinheiro para um gerador ficam impossibilitados de operar.'

Koirala diz que vai continuar iluminando o noticiário com uma lamparina até que o governo reaja.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Francês diz que remédio contra Parkinson o deixou viciado em homens

Um francês de 51 anos, casado e com dois filhos, está indo a um tribunal contra a GlaxoSmithKline. Didier Jambart alega que um remédio contra Parkinson feito pela companhia farmacêutica, uma das maiores do mundo, alterou a sua orientação sexual e o tornou gay. E mais: o uso do Requip o deixou viciado em jogos de azar pela internet. Ele pede indenização de 450 mil euros (pouco mais de 1 milhão de reais).

O francês disse ter ficado viciado em homens, a ponto de se exibir na internet para homossexuais e a se travestir. O advogado de Didier afirma que o remédio o levou a ter "encontros sexuais arriscados", de acordo com site Maville.com.

Didier revelou que os "efeitos colaterais" do medicamento o fizeram torrar todas as economias da família, que vive na cidade de Nantes. O francês afirma ainda que chegou a roubar para alimentar o vício.